Homeopatia em Curitiba
Dr. Waldemiro Pereira
Atendimento de adultos e crianças
Particular e Convênios

Rua José Loureiro, nº 11 / sala 01
Centro de Curitiba (PR, Brasil) CEP 80010-000
Fone (41) 3222-5906 / (41) 9-8717-6521
Email: ch.wp@hotmail.com

Diretor Técnico: Dr. Paulo Venturelli
CRM-PR 22.154 RQE-PR 18.845

Coenzima Q10

Ubiquinona ou CoQ10, uma Coenzima do ATP

A coenzima Q10 ou ubiquinona é um antioxidante que serve de coenzima para a geração de trifosfato de adenosina (ATP) sendo, portanto, de grande importância no metabolismo das principais vias bioenergéticas.

1) Classificação:

É uma substância lipossolúvel que apresenta uma cauda isoprenoide e tem uma massa molecular de 863 g / mol. É chamada também de ubidecarenona. A forma reduzida é o ubiquinol.

OBSERVAÇÃO: As informações desta página não se destinam às receitas ou prescrições médicas ou nutricionais e não devem ser utilizadas com essa finalidade.

2) Estudos Clínicos:

A ubiquinona ou CoQ10 tem tido a utilidade inferida em estudos de doenças mitocondriais, neurodegenerativas e cardiovasculares. Além disso, auxilia na obtenção de energia muscular e pode aliviar a sintomatologia da fibromialgia.

3) Dosagens:

Em geral, de 100 a 500 mg

Segundo Miguel Curto, no tratamento da doença de Parkinson a dose pode alcançar até 3.000 mg ao dia, sob rigorosa supervisão médica. E ainda segundo o mesmo autor, até 1.200 mg diários a posologia é considerada segura.

4) Interações medicamentosas:

Pode potencializar os efeitos anticoagulantes da varfarina.

5) Reações adversas:

Sintomatologia gastrointestinal e aumento do tempo de protrombina em casos de pacientes que fazem uso de anticoagulantes varfarínicos, a exemplo do Marevan®.

6) Outros dados:

A biossíntese da coenzima Q10 ocorre no próprio organismo humano, a partir dos aminoácidos tirosina e fenilalanina, sendo importante a participação da vitamina B6 que é a piridoxina.

7) Conclusão:

A administração de piridoxina é preferível à suplementação de CoQ10, visto que a vitamina B6 não apresenta interação medicamentosa com a varfarina e não altera o coagulograma.

Dr. Paulo Venturelli